BARBA FEMININA - LÃMINA ROSA!

Depilação com lâmina pode ser melhor que botox!


Segundo especialistas, remover pelos com lâmina elimina células mortas e promove renovação do colágeno, atrasando o envelhecimento!






O preço da beleza é alto. No século passado, tinha gente que se torturava com máscaras de tratamento que cobriam a cabeça inteira e muitas até apelavam para depilação à base de molas e elásticos. 

Segundo especialistas, mais de 70% das mulheres têm pelos no rosto assim como os homens, apesar de serem bem mais finos e claros e por isso são chamados de penugem. No entanto, com o passar da idade, mudanças hormonais, influência genéticas e estética, eles acabam ficando mais aparentes e muitas mulheres optam por removê-los. Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe e Cleópatra estão entre estas mulheres. Mas como tiram estes pelos? Raspando. Os dados são do site inglês Daily Mail.

Famosas como Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe eram adeptas da técnica de eliminar os pelos do rosto usando lâmina de barbear

Além de depilação com cera e laser, usar creme de babear e lâminas em um processo igual ao de raspar as pernas é uma opção que vem ganhando mais adeptas a cada dia.

E aceite: as mulheres possuem pelos no rosto. A barba feminina costuma ser mais fina, mais clara e mais rala e podem existir algumas sortudas que quase não têm ou os fios são tão claros que nem dá para perceber. Mas são poucas. São mulheres escolhidas por Deus! Ou esquecidas por ele: na hora de fazer deus tava com pressa e esqueceu a barba delas! Dizem que quando raspamos os pelos, os próximos nascem sempre mais grossos, mais escuros e em maior quantidade, mas se isso fosse verdade, era só um careca passar a lâmina na cabeça para que ele “magicamente” voltasse a ser cabeludo, não é mesmo? Cortar o cabelo acima da raiz não traz nenhuma diferença no folículo em si, que na verdade é a parte viva que produz o cabelo e fica sob a pele. O que acontece é que os fios crescem em direções diferentes e com formatos de pontas distintos.

Segundo a National Health Service (NHS), 75% das mulheres apresentam a engrossamento dos pelos conforme o avanço da idade, principalmente após a menopausa. Além disso, o desbalanceamento hormonal e as condições como a síndrome do ovário policístico podem estimular o crescimento de penugem na face – ainda que os resultados variem dependendo muito da genética.

Portanto, por ser uma questão hormonal, as mulheres que usam ergogênicos, mesmo que os mais fracos e em doses mínimas, tem um grande aumento de pelos no rosto, e algumas apresentam aumento de pelos no corpo todo. (Sim, até as famosas wellness e as pequenas Bikinis tem barba! - você não está sozinha!)

Raspar o rosto pode ainda trazer benefícios. "É barato, não irrita minha pele, não deixa bolinhas vermelhas e a maquiagem fica muito melhor, a pele absorve mais facilmente os produtos e minha pele nunca esteve tão macia e brilhante", conta Angela Garvin, advogada inglesa de 46 anos que raspa o rosto três vezes por semana há oito anos.

A maioria dos dermatologistas concorda com Angela e explica que raspar o rosto remove a camada de células mortas, promovendo uma esfoliação profunda e o atrito também faz com que a pele estimule a produção de colágeno. "Os homens raspam o rosto frequentemente e isso é esfoliação, por isso aos 30 e 40 anos a pele deles geralmente está melhor do que a das mulheres", diz o especialista Dr. Prager. Claro que é preciso ter muito cuidado com cortes e a higiene da lâmina.

Aplicar espuma no rosto e raspar a região da bochecha e pescoço pode parecer um tanto "anti-feminino" pela crença geral, mas a técnica é antiga e tão eficiente que ganhou uma versão feita em salões de beleza chamada dermaplaning e que pode custar até 350 libras (aproximadamente R$ 1.480). Ela é vendida como uma esfoliação profunda que usa uma espécie de bisturi para retirar células mortas (e os pelos, por consequência) em vez de produtos químicos que podem ser mais agressivos.

O tal bisturi parece uma pinça de sobrancelha, mas com uma lâmina na ponta e é vendido em lojas virtuais de departamentos por 3 libras (aproximadamente R$ 12,50) por três unidades.



“A maioria dos rapazes raspa a face – e consequentemente esfolia um terço dela – regularmente durante anos. Esse é o motivo pelo qual a pele dos homens na faixa entre 30 e 40 anos parece melhor do que a das mulheres da mesma idade”, conclui.

japa girl

Além das lâminas tradicionais, existe em alguns salões de beleza japoneses o serviço de barbeiro exclusivo para as mulheres!! No vídeo abaixo, você confere como é feito o processo que faz parte de uma tradição milenar do país.





O que dizem elas

Angela Garvin, de 46 anos, é uma das que adotaram a raspagem como parte da rotina de beleza diária. Ela diz que sua tez fica “macia como um bumbum de bebê” depois do processo, embora o pelo cresça mais rápido do que com uma depilação completa.


“É barato, leva segundos e não irrita minha pele, diferente de lasers ou cera”, informa a senhora. Outras vantagens apresentadas por ela é que os produtos são absorvidos mais facilmente e que a maquiagem retém melhor. “Minha cútis está mais brilhante e macia do que esteve em anos”, completa.

Renee Daly, 52, também aprovou a ideia. Entretanto, ela não usa aparelhos de barbear, optando por uma pequena navalha especializada. “Sempre tive penugens escuras, principalmente em cima dos lábios. Já tentei descolorir e remover com cremes, mas os produtos são melequentos e fedidos, portanto decidi ignorá-los”, explica.

“Depois da raspagem, minha tez fica adorável e suave. Maquiagens, soros, hidratantes, enfim, tudo fica melhor e dá à minha cútis uma cor mais saudável. Sei que não é uma coisa muito feminina de se fazer, mas qual é? Você está movendo o aparelho só alguns centímetros acima das axilas”, conclui a senhora.

OS DO CONTRA
Ainda que muitas mulheres aprovem e alguns dermatologistas recomendem, nem todos amam a ideia do barbear feminino. Segundo o jornal The Guardian, isso é algo terrível.

Eles defendem que, independentemente de que as garotas façam isso para manter a pele mais suave e rejuvenescida, o processo é uma tremenda dor de cabeça. Além disso, será que as moças do século 21 teriam tempo e disposição para raspar o rosto todos os dias? Nem os homens têm.

Outro problema apresentando por eles é que o barbear não afeta de nenhuma maneira a células da queratina que produzem o pelo. Do ponto de vista do antienvelhecimento, o processo também seria uma balela, uma vez que a tez dos homens parece mais jovem porque eles têm andrógenos que fazem com ela seja 25% mais grossa em comparação com a das mulheres.

(Existem muitas divergências de opinião, euzinha fico com o gilletão, o argumento de "nem os homens tem" é mentira uma vez que homem hoje é mais fresco que mulher! A verdade nua e crua é que na prática, o barbeador vence de longe. Parem de reclamar de besteira!)
E meninas: que tal se fizéssemos tudo que queremos e não podemos porque "isso é de homem e mulher não pode"? Adoro.